Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 são anunciados

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria outorgado pela Revista Hotéis aos melhores fornecedores de 2020, foi transmitido do Hotel Matsubara, em São Paulo

Na noite desta terça-feira, dia 9 de fevereiro, os profissionais da hotelaria conheceram os nomes eleitos como Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2020 . A votação encerrou às 23h59 do dia 31 de janeiro. A enquete que teve início no dia 9 de novembro (data em que se comemora o Dia Nacional do Hoteleiro) teve 18.345 votos totais que entraram na planilha. Por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano o anúncio dos vencedores foi transmitido do Hotel Matsubara, no bairro paulistano do Paraíso, direto para o canal TV Hotéis, na plataforma YouTube. O editor-chefe da Revista Hotéis e Diretor da editora Ejota, Edgar J. Oliveira, conduziu a apresentação do prêmio e revelou os vencedores em parceria com Daniel Pereira, Gerente de produto da Equipotel.

Após as boas-vindas, Edgar agradeceu os internautas presentes e explicou a mecânica da votação. “Em média, cada pessoa votou em cinco categorias. Esse ano tivemos uma queda de votos talvez pelo fechamento de muitos hotéis ou a evasão de colaboradores devido a pandemia do novo coronavírus. Se formos analisar, no nicho de mercado de hotelaria, tivemos um número bastante expressivo de votos. Realmente, o troféu é de verdade uma conquista para os escolhidos. Grande parte do sucesso dessa votação são as entidades que nos apoiam como a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Resorts Brasil; FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; ABRACHOR – Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes e Sindal – Sindicato dos Fabricantes de equipamentos de cozinhas”, destacou Oliveira.

Manoel Cardoso Linhares, Presidente da ABIH Nacional, participou do evento de forma virtual

Manoel Cardoso Linhares, Presidente da ABIH Nacional cumprimentou todas as lideranças envolvidas e comentou: “Esse evento ja faz parte do calendário oficial da hotelaria brasileira e gostaria de ressaltar que o ano de 2020 foi brutal para a economia mas estamos assistindo a retomada gradual, com o fomento do turismo interno. Quero dizer que a hotelaria brasileira está preparada sim, com todos os protocolos e a chancela da Anvisa. Esse movimento está acontecendo e gostaria de lembrar que realizaremos a Equipotel no segundo semestre do ano, o maior evento do segmento na América Latina”.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria é entregue em São Paulo
O Presidente da FOHB, Orlando de Souza, também fez suas considerações sobre o evento

Orlando de Souza, Presidente do FOHB, também parabenizou a iniciativa do Prêmio Fornecedor Destaque da Hotelaria e comentou: “Quero dar uma mensagem de esperança, apesar de eu particularmente estar pessimista em relação a hotelaria de negócios, foco do FOHB. Precisamos de cautela e prudência, mas uma figura positiva é estarmos em um evento de fornecedores e seguramente termos em mente que a hotelaria tem de se reinventar, se renovar se quiser sair na frente na retomada desse mercado cada vez mais disputado. A Equipotel será um marco importante no segundo semestre, com o mercado saindo desse cenário dramático na retomada mais que segura. Essa é uma mensagem positiva, apesar da pandemia nos desmentir mês após mês. No entanto, a vacina está ai e será essencial para nossa retomada”.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria é entregue em São Paulo
Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA: “Esse troféu nos dá um parâmetro para a retomada e quero ressaltar que vivemos uma conjuntura que nos trará boas notícias para o segmento”.

Para Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA, “esse troféu nos dá um parâmetro para a retomada e quero ressaltar que vivemos uma conjuntura que nos trará boas notícias para o segmento. A nova presidência do senado vai trazer bons horizontes para a hotelaria como um todo. Quero destacar que a CNC vê com muitos bons olhos iniciativas desse tipo e que consideramos a Revista Hotéis essencial para o mercado de hospitalidade e alimentação fora do lar. Teremos durante o ano ganhos de produtividade com aqueles que puderem investir em serviços mais modernos saindo na frente nesse movimento”.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria é entregue em São Paulo
Sérgio de Souza, Presidente da Resorts Brasil: “O segmento de lazer já está a toda, com equipamentos com finais de semana com ocupação significativas”.

Já Sérgio de Souza, Presidente da Resorts Brasil corroborou a fala dos colegas que o antecederam e ressaltou: “Dependendo de cada setor, teremos um período mais ou menos longo de retomada. O segmento de lazer já está a toda, com equipamentos com finais de semana com ocupação significativa. O período que permanecemos fechados obriga a modernização e a sustentação de retomada, até que toda a hotelaria seja de lazer, executiva, ou de eventos corporativos dê continuidade ao fluxo natural entre fornecedores e hoteleiros. É claro que, como destacou Orlando, a vacinação será vital, mas com a consolidação da mesma, teremos de volta a realização dos eventos corporativos. Parabenizo Edgar Oliveira pelo troféu que é uma referência para todos nós. A Revista Hotéis é vital para o nosso segmento e a Equipotel este ano será marcante no sentido de apresentação de novos equipamentos para essa retomada. Deixo uma mensagem de esperança e vamos conseguir, ao longo do ano, retomar a economia e consolidar o ano de 2022”.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria é entregue em São Paulo
Antônio Xavier Siqueira, Presidente da ABRACHOR: “Esse prêmio serve como referência aos compradores, pois todos os vencedores são homologados”

Antônio Xavier, Presidente da ABRACHOR, complementou: “Os compradores seguem ansiosos pois estamos em um momento de renegociação de diversos setores, e estamos sempre acompanhando o que está acontecendo. Esse prêmio serve como referência aos compradores pois todos os eleitos são homologados. Existem compradores internacionais que também aguardam ansiosos pela realização da Equipotel, um importante espaço para o mercado em nível mundial. A vacina vai tornar possível a retomada, para toda a cadeia de fornecedores desse mercado”.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria é entregue em São Paulo
Daniel Pereira, Gerente de Produto da Equipotel, foi um dos apresentadores do evento

Daniel Pereira aproveitou a ocasião para ressaltar a realização da Equipotel, em uma edição que marca a retomada do segmento após a chegada da vacina. “Desenharemos um mercado próprio para a retomada. Se tudo der certo, em outubro será o nosso encontro. Em relação ao prêmio, é muito satisfatório ver como as pessoas se dedicaram a esse prêmio, é importante para o setor”.

Mecânica da votação

Após um trabalho árduo de quatro dias para conferir os votos um a um e validá-los com plena segurança e imparcialidade,  foram verificados válidos exatos 3.934 votos individuais. Um número bem expressivo se levarmos em conta que muitos hoteleiros que votaram ano passado (tivemos 5.032 votos) deixaram seus cargos durante a pandemia e muitos hotéis ficaram fechados, o que acabou reduzindo o volume de compras. Mesmo assim esse número é muito representativo, se comparado a pesquisa realizada pelo IBOPE de intenção de votos a presidente da república. A amostragem é em torno de número de 3 mil pesquisados, mas o universo de eleitores é de 150 milhões. Então, quem conquistou esse troféu, pode se orgulhar, ele expressa a vontade de hoteleiros de diversas partes do Brasil.

[al-banner-meio-post]

Nesse ano, assim como no ano passado, foram avaliadas 35 categorias e elas são pensadas como produtos essenciais para que um hotel entre em operação. O mínimo era o voto numa categoria, mas o internauta também podia também votar nas 35. A média de votos de cada um dos participantes ficou em torno de cinco, por isso é que entraram 18.345 votos totais na planilha.

Credibilidade e segurança na votação

Mais uma vez a credibilidade na apuração e validação dos votos foram marcas presentes, assim como a segurança. A categoria mais votada foi a Marca de Fornecedor Mais Lembrada, obrigatória para encerrar a votação. Em segundo lugar ficou a categoria enxoval de cama e banho com duas renomadas empresas catarinenses se revezando na liderança até o domingo, dia 31 de janeiro, quando ficou decidido. Colchão ficou em terceiro lugar na categoria que mais recebeu votos, seguida de software para gestão hoteleira, locação de equipamentos para eventos, empresa de tarifação e controle de acesso a internet e implantador hoteleiro. Essa era a única categoria que os profissionais da hotelaria poderiam votar, juntamente com os fornecedores e isso incluía também engenheiros, arquitetos, construtores, incorporadores, especificadores, entre outros profissionais.

Muitas empresas que tradicionalmente conquistaram o troféu em anos anteriores, nesse ano não conseguiram êxito. Mas a Harus e a São Rafael permanecem como as únicas duas empresas que conquistaram o troféu em todas as dez edições.

Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria é entregue em São Paulo
Edgar J. Oliveira, Diretor Editorial da Revista Hotéis

Após as considerações sobre a história do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria, Edgar Oliveira e Daniel Pereira se revezaram no anúncio dos vencedores. Ao final do evento, foi sorteada uma cafeteira da marca Três Corações.

 

CATEGORIAS E PREMIADOS EM 2020

Acessórios para banheiros – METALWORKS

Amenidades – HARUS

Aparelhos de ar condicionado – CARRIER

Aquecedores – LORENZETTI

Câmaras frigoríficas – SÃO RAFAEL

Cofre eletrônico – ONITY  

Colchões – CASTOR

Distribuidor de utensílios de alimentos e bebidas – SCHIPPER

Empresa de ger. tarifação e controle de acesso a internet – VEGA I.T

Enxoval de cama e banho – ALTENBURG

Equipamentos de fitness center – LIFE FITNESS

Equipamentos de lavanderia – GIRBAU

Equipamentos de telefonia – INTELBRAS 

Equipamentos para piscina – NAUTILUS

Fabricante de cortinas e enxoval decorativo – VAG CONFECÇÕES

Fabricante de equipamentos de cozinha – TOPEMA

Fabricante de fornos – PRÁTICA

Material de limpeza / higienização – ECOLAB

Uniformes profissionais – DAM ROUPAS 

Fechadura eletrônica – SAGA SYSTEMS

Frigobar – MIDEA

Implantador hoteleiro – HAMAM DEVELOPMENT

Locação de eletroeletrônicos – RENTV

Locação de equipamentos para eventos – R1 AUDIOVISUAL

Marca de fornecedor mais lembrada – TEKA

Marcenaria – OSTERNO

Melhor rede hoteleira para fornecer – ATLANTICA HOTELS

Mesas e cadeiras para restaurante – FRANCO BACHOT

Metais e louças sanitárias – DOCOL

Mobiliário para eventos – TOMBERLIN

Móveis para área externa –  ALUMINAS

Móveis para área interna – SACCARO

Produtos e soluções tecnológicas – FAITEC TECNOLOGIA

Produtos químicos para piscinas – HTH

Softwares de gerenciamento hoteleiro-  DESBRAVADOR

Televisores – SAMSUNG

Travesseiros – ALTENBURG

error: Esse conteúdo não pode ser impresso e ou copiado