O Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria já nasceu como sendo o Oscar do Setor, pois conta com o apoio das principais entidades da hotelaria e da alta gastronomia nacional

O Hotel InterContinental São Paulo, localizado na capital paulista, foi palco no último dia 30 de janeiro de uma grande festa para a entrega do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria 2011. Em uma noite de gala que reuniu diversos presidentes, diretores, gerentes e profissionais da hotelaria, os fornecedores que se destacaram em 2011 receberam esta homenagem. O Troféu já nasceu sendo o Oscar do Setor, pois conta com o apoio e votação dos associados das principais entidades da hotelaria e da alta gastronomia como: ABRACOHR — Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes; ABIH Nacional — Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; ABAGA — Associação Brasileira da Alta Gastronomia, ABG — Associação Brasileira de Governantas e Profissionais da Hotelaria; Resorts Brasil — Associação Brasileira de Resorts e FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
Além de votos de associados destas entidades, hoteleiros independentes de diversos meios de hospedagens de várias partes do Brasil responderam durante dois meses uma enquete pela internet de forma bem democrática a seguinte pergunta: “Na sua opinião, qual foi o melhor fornecedor da hotelaria em 2011?”. Não havia induição de alguns nomes de fornecedores para escolher e quem estava votando teria que lembrar e 3021 votos foram apurados como válidos nas 36 categorias que compunham o Troféu.
No total houve 4.128 votos, mas 1.107 foram invalidados, pois foram oriundos de motéis, hospitais, restaurantes e de muitos fornecedores que votaram em si mesmos. Outros fatores que levaram a nulidade de alguns votos foram: o profissional da hotelaria que mencionou o nome do fornecedor errado na categoria e a invalidação foi necessária em razão de alguns fornecedores concorrerem em mais de uma categoria. Além disto, por questão de segurança, não foram aceitos votos em que o e-mail era pessoal, como exemplo, terminado em Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros. Isto foi necessário por questão de lisura e segurança que começava com a digitação do CPF que teria que ser validado pelo sistema com o mesmo que constava na Receita Federal.
Se levarmos em consideração que uma pesquisa do IBOPE de intenção de votos para Presidente da República a amostragem é de cerca de 3 mil pessoas, mas o universo de eleitores é de cerca de 140 milhões, e esta enquete obtendo 3.021 votos válidos reflete de forma bem democrática a vontade de milhares de profissionais da hotelaria do Brasil.
Entre os profissionais da hotelaria, as governantas tiveram um peso muito grande na votação e praticamente ajudaram a eleger os fornecedores de cama, mesa e banho (Sabie), assim como o de colchões (Onix). A categoria de amenidades foi a mais disputada e duas empresas revezaram até o último momento para ver quem conquistaria o primeiro lugar que acabou ficando com a Harus com a diferença de poucos votos em relação a segunda colocada. As categorias menos disputadas foram de mobiliário para eventos, que a Tomberlin saiu vencedora e a de locação de equipamentos que a Colortel foi a vencedora.
Já a categoria que menos recebeu votos foi a de implantador hoteleiro, que ainda não é muito bem conhecida no Brasil e exige do profissional hoteleiro muito conhecimento técnico. Mesmo recebendo poucos votos em relação a demais categorias, as empresa Padrão Argil acabou conquistando o primeiro lugar por uma diferença de apenas 28 votos em relação ao segundo colocado.
Além desta enquete servir para avaliar a marca e imagem dos fornecedores juntos aos clientes da hotelaria, serviu também para mostrar a grande diversidade que existe de pequenos fornecedores regionais. Alguns deles, quase que desconhecidos pelo grande público hoteleiro dos grandes centros urbanos, chegaram a liderar a votação em algumas categorias, como exemplo, melhor fornecedor de uniformes profissionais que só foi vencido pela Office Collection no último dia da votação.
Devido a importância da homenagem, que já nasceu como sendo o Oscar do Setor, o clima de votação contagiou os fornecedores e muitos deles realizaram ações de relacionamento ou mesmo de marketing solicitando votos aos seus clientes da hotelaria, seja por telefone, pessoalmente ou através de midias sociais e e-mails marketing.
Em razão desta ser a maior homenagem feita aos fornecedores da hotelaria, os vencedores poderão utilizar a logomarca e selo do Troféu em todo e qualquer material de propaganda, pois esta homenagem é uma verdadeira chancela que os profissionais da hotelaria deram, pois além da votação os hoteleiros podiam também comentar o motivo da escolha. Entre os motivos mais citados estão: qualidade do produto, pontualidade na entrega e pós venda.

Confira a seguir os vencedores


Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA e Luiz Roberto Magrin, Diretor da Harus


Danilo Sorrino, representante da Carrier e Charles Giudici, Gerente geral do hotel Transamérca São Paulo


Leonardo Abreu , Gerente de marketing da Rinnai e Marcelo Picka, Coordenador dos hotéis-escola do Senac-SP


Chef Francisco Frasson do hotel Tryp Higienópolis e Alexandre Boccia, Diretor da São Rafael


Maurício Lopes, Diretor geral da Onity no Brasil e Paulo Mâncio, Diretor técnico de implantação da Accor para América Latina


Manuel Gama, Presidente da rede de hotéis Travel Inn e Romilson Nery Dantas, Diretor Comercial da Colchão Ônix


Vanessa Andrade, Diretora da VAG, e a governanta do hotel InterContinental, Ana Lúcia Tassinari


Ao centro da foto Celso La Pastina, Diretor da La Pastina, ladeado por sua esposa, Liliane Rosa, Gerente de produtos e Ricardo Domingues, Diretor Executivo da Resorts Brasil


Rodrigo Guimarães Alvares, Gerente Nacional Trade Premium da Ambev e Sara Souza, Gerente de relacionamento com mercado da SPCVB


Nilson Marques, Diretor Superintendente da Marcomar e Francisco (Paco) Garcia, Diretor de Operações da rede IHG e Gerente geral do hotel InterContinental São Paulo


Chef executivo da rede Estanplaza, Valdomiro Santos e José Menezes, Gerente comercial da Humaitá Louças


Roberto Toschi, Diretor de Marketing da Sabie e Diogo Canteras, Sócio-diretor da Hotel Invest


Silvano Carlini, Gerente nacional de vendas da Aços Macom e Paulo Pereira, Gerente de Compras do hotel InterContinental São Paulo


Marcos Corradi, Supervisor de marketing da Movement e David Presley, Diretor da IHG


Pablo D’avila, Diretor geral da Girbau, ao lado de seu colaborador, Rafael de Marco e Adolpho Cyriaco, Vice-presidente da ABIH-SP


Karla Dangelo, Gerente de vendas da Intelbrás e João Paulo Berger, Gerente geral do hotel Marriott Airport Guarulhos


Ademar Cunha, Gerente de vendas da Onity e Antônio Xavier Siqueira, Presidente da Abracohr


Elis Cavalini, Gerente Comercial da Consul e Thaís Cardoso da área de implantação da Atlantica Hotels


Guilherme Santana Freitas, Gerente Comercial da Ultragaz e Waldir Alves, Gerente de compras do hotel Unique


Francisco Santos, Sócio-diretor da Padrão Argil e David Presley, Diretor da IHG


Júlio Consentino, Vice-presidente da Colortel e Bruno Omori, Presidente da ABIH-SP


Ney Guerlinger, Supervisor de vendas da Germer e Luiz Pinheiro, Chef executivo do Porto Bay L’Hotel


Maria Lúcia Tafuri, Presidente da SBGAN e Esley Teixeira, Gerente Comercial da Golden Art


Ao centro Brian Tomberlin, Diretor da Tomberlin Móveis, ladeado por outro diretor da empresa, Joel Pinto e Ana Maria Biselli, Diretora executiva do FOHB


Patrícia Carvalho, Gerente de operações em São Paulo da Tidelli Móveis e Gerson Honda, Gerente geral do hotel Intercity Premium Ibirapuera


Felipe Pierre, representante comercial da Herval Móveis e Denise Meyer, Diretora de marketing da Meliá International


Alessandra Nunes, representante da Eliane e Maurício Bernardino, Vice-presidente da área de hotelaria da FHORESP


Maurício Valente, Diretor Comercial da CMNet Soluções e Júlio Serson, Presidente da rede de Hotéis Vila Rica e também é Vice-presidente da ABIH-SP e do FOHB


André Roberto Ramos da Silva, representante da Nadir Figueiredo e Marcelo Pinheiro, Chef executivo do hotel InterContinental e também Vice-presidente da ABAGA


Luiz Gonzaga Vilela Neto, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Nec do Brasil e Antônio Luiz de Oliveira, Gerente de compras do hotel Maksoud Plaza


Alessandra Hagmeyer, Gerente de hotelaria da LG Eletronics e Carlos Bernardo, Gerente geral do hotel Pullman São Paulo Ibirapuera


Luciana Stadlander, Diretora da Office Collection e Ricardo Domingues, Diretor executivo da Resorts Brasil


Luiz Pedro Bavaresco, Gerente Comercial da Tramontina e João Carlos Pollak, Gerente geral do hotel Sofitel Jequitimar

Na categoria mesas e cadeiras para restaurantes o ganhador faltou com respeito aos votos recebidos, não agiu com ética profissional e por isto não recebeu o Troféu.

Os profissionais que votaram estavam concorrendo um tablet e quem ganhou foi Antônio Luis de Oliveira, Gerente de compras do Hotel Maksoud Plaza na capital paulista que aparece na foto com abrindo a embalagem do tablet ao lado do Diretor editorial da Revista Hotéis, Edgar J. Oliveira. Em nome de Antônio Luis de Oliveira, a Revista Hotéis agradeceu os milhares de votos recebidos dos hoteleiros.
Devido ao grande sucesso desta homenagem, no próximo mês de setembro será aberto o sistema de votação para a eleição dos melhores de 2012. Em razão da necessidade, serão inserido outras categorias, como metais e acessórios sanitários.

Depoimento dos Presidentes e Diretores de entidades sobre o Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria

“O fornecedor é um parceiro essencial na gestão de uma hotelaria de qualidade e um dos segredos de um serviço bem feito. A iniciativa da Revista Hotéis de homenagear os fornecedores é pioneira e de suma importância. Por isso fazemos questão de prestar nosso apoio”.
Alexandre Sampaio é Presidente da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

Acreditamos na importância de contar com fornecedores de qualidade, confiança e que ofereçam os melhores produtos e serviços. Identificar essas empresas e premiá-las não apenas é uma forma de reconhecimento, mas também fortalece aqueles que devem permanecer atuando no mercado. O FOHB apoia o ‘Troféu Fornecedores da Hotelaria’, que identifica e reconhece empresas que se apoiam em uma das principais diretrizes da hotelaria nacional: bem servir, sempre.
Roberto Rotter é Presidente do FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil

“O Troféu Fornecedor da Hotelaria em Destaque é uma iniciativa que reconhece os principais parceiros do setor. A importância dessa homenagem mostra a sinergia da cadeia produtiva dos meios de hospedagem. A evolução do mercado e o atendimento a segmentada e exigente demanda partem, principalmente, dos melhores fornecedores. Ou seja: de quem busca, em sintonia com os empreendedores hoteleiros, a melhoria contínua para a excelência na hospitalidade. Temos que conferir o mérito das empresas e instituições que trabalham para aprimorar seus produtos, e, por isso, o referido prêmio consolida a parceria de todas as empresas que compartilham com a ABIH Nacional o foco na qualidade e na eficiência dos serviços, em favor da plena satisfação dos hóspedes”.

Enrico Fermi Torquato Fontes Presidente da ABIH Nacional

“Quero parabenizar a iniciativa da Revista Hoteis em criar o Troféu Fornecedor da Hotelaria. Trata-se de um título muito importante que visa destacar aquelas empresas que tem como valores – excelente atendimento, produto de qualidade, serviço de pós-venda. Fatores chaves em um setor com grande demanda por fornecedores e quem tem em seus hóspedes, fortes formadores de opinião”

Ricardo Domingues Diretor Executivo da Resorts Brasil – Associação Brasileita de Resorts

“Pioneirismo e idoneidade sempre foram adjetivos da Revista Hotéis, uma iniciativa como esta é mais uma prova disto e beneficiará a todos os envolvidos no ramo da hotelaria”

João Leme Chef Executivo Gastronomy Presidente ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia

Parabéns a Revista Hotéis por esta iniciativa do Troféu de reconhecimento ao trade da hospitalidade. Acredito que este tipo de ação faz com que os fornecedores sintam-se valorizados e reconhecidos pelo trabalho e cada vez mais com o comprometimento, tanto na qualidade e no serviço. Nesta ação quem mais vai lucrar, será o Comprador Hoteleiro que irá estar com mais segurança e confortável na hora de efetuar suas compras.

Antônio Xavier Siqueira é Presidente da ABRACOHR – Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes

“A ABG Nacional parabeniza a iniciativa da Revista Hotéis pela criação do Troféu Fornecedor Destaque da Hotelaria. O setor de hospedagem demanda de uma enorme gama de produtos e serviços: ter bons fornecedores é uma exigência e uma necessidade desta área. Eventos como este além de reconhecer os principais fornecedores, também serve de estímulo para que estes continuem investindo na melhoria da qualidade do que oferecem. Contamos com isso”.

Maria José Dantas – Presidente da ABG Nacional —Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria.

error: Esse conteúdo não pode ser impresso e ou copiado